sábado, 1 de outubro de 2011

Dialogando com a Coordenação

Nossa última visita a escola que está norteando a disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional, acontecida em 29 de setembro de 2011, foi marcada por um diálogo bastante significativo e esclarecedor com a coordenadora do Ensino Fundamental II – Noturno. Vale destacar que durante esse momento com a coordenação, foi enfatizado aspectos mais específicos no que diz respeito ao Fundamental II, uma vez que precisamos identificar quais são os pontos mais sensíveis dentro dessa vertente da Educação Básica, para que posteriormente seja apontado um ponto entre os diagnosticados e aconteça o Projeto de Intervenção. Serão destacadas a seguir importantes circunstâncias estabelecidas e comumente percebidas entre as três partes que juntas solidificam as relações humanas que formam o corpo de toda e qualquer instituição escolar: GESTÃO, PROFESSORES E ALUNOS.

As informações aqui descritas foram gentilmente concedidas pela coordenadora da instituição escolar, graduada em Pedagogia, especializada em Formação Docente e funcionária efetiva do estado, está há um no na coordenação da escola pelo horário noturno e afirmou que de início houve um impacto ao deparar-se com uma série de questões, antes nunca vivenciadas ou se vivenciadas, fora de forma menos intensa.

Segundo as palavras da coordenadora, há uma disparidade entre as realidades vividas ao exercer a gestão pelo horário diurno e uma outra, pelo noturno e para melhor explicar, ela exemplificou a partir de algumas problemáticas observadas: a evasão escolar em grandezas alarmantes e a negação dos alunos perante às atividades propostas e alguns projetos colocados, entretanto a gestora afirmou que muita coisa já foi modificada e o comprometimento por parte da grande maioria dos funcionários é um dos motivos que fazem com que esse quadro seja revertido.

Sobre o perfil do aluno do Fundamental II, foi analisado que a maioria dos alunos pertencem a faixa etária dos 18 aos 45 anos e ocupam funções variadas, tais como: secretárias domésticas, diaristas, porteiros e babás que trabalham nas proximidades da região em que a escola localiza-se, vindos do interior e com um perfil socioeconômico baixo. A gestora explicitou que a evasão escolar é um grande problema enfrentado atualmente e citou que quando um aluno deixa de trabalhar ou se o empregador desse aluno realiza alguma viagem, muito provavelmente o aluno em questão dificilmente continuará estudando na instituição. Outro problema apontado foi o fato de muitos alunos resumirem os estudos ao quadro, giz e professor e quando são apontados instrumentos como filmes, palestras e projetos, esses são vistos de uma perspectiva negativa por parte de grande parte dos alunos. Contudo ocorre uma conscientização por parte da equipe gestora da importância do uso de todo tipo de material didático durante as aulas, inclusive com a presença constante de projetos sobre a consciência negra, folclore, meio ambiente e leitura bem como a utilização contínua da sala de informática, confecção de cartazes e utilização persistente dos instrumentos negados pelos alunos, conforme dito anteriormente. A gestora indicou ainda a difícil tarefa de coordenar atividades extras e os trabalhos com apresentações, uma vez que os alunos não gostam desse tipo de meio de apropriação do conhecimento e alegam que não têm tempo para se dedicar o suficiente, entretanto a gestão insiste nessas práticas pedagógicas, pois apesar de trabalhoso, sabe-se que o resultado é bom. Em específico sobre a disciplina de Educação Física, ressalta-se que tal está dividida em teoria e prática e que os alunos não aceitam a matéria com espontaneidade, sendo que pouquíssimos envolvem-se nas atividades propostas alegando a dificuldade de chegarem assiduamente no horário inicial da disciplina marcado às 17h.

Quanto aos programas destinados aos alunos do Ensino Fundamental II que são financiados pelo Governo, foram destacados a merenda escolar, o livro didático e o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE.

A equipe de professores que formam o Fundamental II Noturno é composta por 8 (oito) professores do quadro efetivo e são divididos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Ensino Religioso. Sobre a formação dos professores, verificou-se que todos possuem graduação e são devidamente funcionários efetivos do Estado e alguns são mestres, já sobre a formação continuada, observa-se que é feita pela Secretária Municipal de Educação – SEMED, porém nem todos conseguem efetuar esse tipo de, visto que encontram-se em sala de aula durante a realização da mesma. A coordenadora também esclareceu os professores são participativos, engajados em suas respectivas atividades e mantém uma boa relação com os alunos. Foi destacado ainda que os professores possuem autonomia para aplicação  das práticas pedagógicas que julgam como as mais coerente além da liberdade que possuem para mencionar quaisquer tipos de dúvidas, sugestões ou descontentamentos.

Quanto ao calendário que regular a instituição, sabe-se que é a SEMED que propõe, entretanto a escola pode adequá-lo de acordo com necessidades próprias. No momento, a escola está reelaborando o calendário devido à retirada das aulas de sábado e consequentemente o aumento dos dias letivos. Já sobre o currículo, foi dito que o mesmo é organizado pelo professor com o apoio da coordenação e subsidiado pelas normas da SEMED. A avaliação também é orientada pela Secretaria de Educação e normalmente divide-se em três notas, como bem explicitou a coordenadora, são elas: trabalhos ou atividades realizados de forma individual, uma em dupla e outra em grupo, geralmente pode ocorrer uma quarta nota, caso haja uma atividade extra como gincana, atividade literária ou exposição de trabalho.

No que diz respeito às reuniões, a gestora destacou que em geral acontecem no início do ano letivo, a cada dois meses ou por situações de caráter de emergência com a participação da gestão e professores sendo essas reuniões capazes de suprir com as necessidades pedagógicas e administrativas da instituição.

Sobre as relações estabelecidas entre todas as partes que compõem a escola, a gestora afirmou que caracteriza-se por ser de qualidade com diálogo e forte acessibilidade entre todos.

Até as próximas, e tão esperadas, Impressões sobre Gestão Escolar! =)

Karine Greyce
Keli Silva
Lílian Bárbara
Luysla Grigório

Um comentário:

  1. Quanto à formação continuada, oferecida pela SEMED, a Coordenadora comentou alguns pontos comigo, que na nossa reunião, trataremos....abraços! Ótimo relato!

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