sábado, 1 de outubro de 2011

BREVE ROTEIRO DE CARCTERIZAÇÃO


1.  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A instituição escolar que serve como base para composição desse trabalho localiza-se num bairro considerado nobre do município de Maceió. Para evitar maior exposição e preservar os sujeitos que compõem o corpo escolar serão omitidas denominações que por ventura identifique a instituição ou qualquer membro que a compõe.


2.  CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

2.1.        Classificação da Escola

Trata-se de uma escola de caráter público, pois esse ambiente foi criado, é mantido e administrado pelo Governo Estadual de Alagoas, uma vez que o mesmo disponibiliza verbas para pagamento de funcionários, compra de merenda escolar bem como mantém o funcionamento integral da escola ao garantir o acesso dos recursos exigidos para que a instituição exerça sua função perante a sociedade.

2.2.        Perfil Socioeconômico e Cultural

É importante evidenciar que a escola encontra-se na Ponta Verde, um bairro nobre da cidade e os alunos que compõem o corpo da instituição, em geral, são de classe média baixa. Tratam-se principalmente de trabalhadores, filhos de trabalhadores ou pessoas vindas do interior que em sua maioria, são originários dos bairros da Pajuçara, Ponta da Terra, Jatiúca, entre outros. Destaca-se que os alunos que compõem o turno noturno, em sua maioria, trabalham aos arredores da escola em horário oposto da aula nas mais diversas funções; babás, porteiro, serviços gerais, entre outros. Destaca-se ainda que o alunado da escola não recebe nenhum tipo de assistência de saúde oferecida pelo governo público
Conforme dito pela gestora, a comunidade que reside na região apoia o trabalho desenvolvido, ajuda na preservação da mesma e contribui para manter os alunos na escola, enfatizou ainda que a procura para trabalhar na escola por parte dos concursados estaduais é bastante elevada devido à localização e à estrutura física da instituição.

2.3. Perfil da Educação Ofertada

A escola observada funciona em três horários: matutino, vespertino e noturno atendendo 656 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos além da Educação Especial. No turno da manhã são oferecidos do 1º ao 5º Ano, durante o turno vespertino, são oferecidos o 5º, 8º, 9º anos, já no horário noturno são ofertados do 6º ao 9º Ano bem como a Educação de Jovens e Adultos para a primeira, segunda e terceira fases.

Em relação à Educação Especial são ofertadas 4 (quatro) salas, sendo que 2 (duas) para os turnos matutino e 2 (duas) vespertino. Vale ressaltar que o Ensino Fundamental I e II estão nas formas de organização em series anuais enquanto a Educação de Jovens e Adultos encontra-se organizada em segmentos.
A distribuição dos alunos, conforme número de turmas e quantidade de alunos é disposta da seguinte forma:


TURNO MATUTINO – FUNDAMENTAL I


Quantidade de Salas
Anos
Quantidade de Alunos: Turma A
Quantidade de Alunos: Turma B
Quantidade de Alunos: Turma C
3
1º Ano
22
20
20
2
2º Ano
23
21
-
3
3º Ano
22
24
24
2
4º Ano
31
30
-


TURNO MATUTINO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Quantidade de Salas
Quantidade de Alunos
Sala 2
6
Sala 3
3



TURNO VESPERTINO – FUNDAMENTAL I e II

Quantidade de Salas
Anos
Quantidade de Alunos: Turma A
Quantidade de Alunos: Turma B
Quantidade de Alunos: Turma C
2
5º Ano
29
28
-
2
8º Ano
26
30
-
3
9º Ano
27
27
30



TURNO VESPERTINO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Quantidade de Salas
Quantidade de Alunos
Sala 1
4
Sala 4
8


TURNO NOTURNO – FUNDAMENTAL II

Quantidade de Salas
Anos
Quantidade de Alunos
1
6º Ano
44
1
7º Ano
32
1
8º Ano
20
1
      9º Ano
29

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS - NOTURNO

Quantidade de Salas
Anos
Quantidade de Alunos
1
1º Fase
19
1
2º Fase
22
1
3º Fase
35


3. INSTALAÇÕES

3.1. INSTALAÇÕES GERAIS

A escola em três horários: de 7h30min às 11h40min, das 13h às 17h40min e das 18h30mim às 22h. De uma forma genérica, é possível afirmar que a escola tem boas instalações gerais. Trata-se de um espaço agradável, higiênico, acessivo com excelente iluminação e ventilação bem como dotado de um clima de cordialidade e satisfação entre os indivíduos que forma a comunidade escolar.

3.1.1 ESPAÇO FÍSICO

O espaço físico da instituição escolar que norteia essa pesquisa de campo está dividido em 9 (nove) salas de aulas, 3 (três) instalações administrativas, sendo essas divididas para a secretaria, a direção e a coordenação, são 3 (três) instalações para merenda, sendo que 1 (uma) destina-se à cozinha, 1 (uma) à cantina e 2 (duas) à dispensa bem como 1 (uma) sala para os docentes, quanto aos espaços de lazer e recreação, verificou-se que existe 1 (uma) quadra, 1 (um) galpão e 1 (um) pátio. A escola também possui 3 (três) instalações sanitárias: 1 (um) banheiro feminino, 1(um) banheiro masculino e 1 (um) banheiro para uso de funcionário além de dispor de 1 (uma) biblioteca, 1 (uma ) sala para leitura, 1 (uma) sala de informática, 1 (um) arquivo morto e 1 (um) sala de vídeo.
Foi observado que as instalações da instituição escolar de um modo geral são bem satisfatórias e atendem os padrões de higiene, segurança e organização. Mais especificamente sobre as salas de aulas, verificou-se que são amplas, com boa iluminação e ventilação e os móveis encontram-se em bom estado de conservação, características bastante semelhantes às instalações sanitárias e os espaços para a merenda. No que diz respeito às condições de acesso para portadores de necessidades especiais, foi constatado a presença de 1 (uma) rampa de acesso e 2 (dois) banheiros adaptados, consequentemente, percebe-se que são condições razoáveis, já que são precisos outros aparatos para viabilizar uma melhor circulação de portadores de necessidades especiais dentro do espaço físico analisado, tais como: maior quantidade de rampas de acesso e presença de corrimões.
Sobre as instalações de lazer e recreação, há quadra poliesportiva, galpão e pátio, consoante dito anteriormente, entretanto como bem frisou a gestão da escola, essas instalações são difíceis de serem usadas em determinados horários do dia, principalmente a quadra, já que não dispõe de uma cobertura que inibe o contato excessivo do sol perante os alunos que encontram-se nesses espaços.
Um aspecto bem positivo que tende a ser evidenciado dentro do espaço físico da escola é a disposição na qual são colocados os trabalhos efetuados pelos alunos. As paredes são repletas de belos cartazes, murais e produções que certamente deixam o espaço com ares de socialização de conhecimentos e relações sócias afetivas estabelecidas pelos alunos.

Esperamos que esse breve roteiro possa ter repassado informações essenciais quando falamos sobre a caracterização de um ambiente escolar e tenha  ilustrado minimamente esse espaço que servirá como aquisição de conhecimentos durante os próximo meses. Até breve ! =)

Karine Greyce
Keli Silva
Lílian Bárbara
Luysla Grigório


Um comentário:

  1. Muito bom!! Parabéns equipe, pela riqueza de detalhes e compromisso com a formação!! Vamos em frente!! Abraços.

    ResponderExcluir