quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Terceira Etapa do Projeto de Intervenção

A última etapa do projeto de intervenção foi realizada pelos grupos de estágio no dia 01 de dezembro de 2011, na escola campo de pesquisa e aplicação do projeto. A supervisora Jusciney Carvalho, a professora Georgia Sobreira dos Santos Cêa, os palestrantes-convidados das oficinas: Allyelson Edmar, Marianna Thays, Júlio Gabriel, Patrícia Silva, Gearlanza Alves, professores e gestores da instituição de ensino, bem como os dois grupos de estágio, alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, participaram desse terceiro e último momento.
Mas uma vez o modelo proposto foi bastante similar ao do segundo momento de intervenção, no entanto, houve algumas alterações para novamente obter um maior caráter qualitativo nos resultados. Dentre eles destacam-se: profissionais gabaritados para ministrar as oficinas, a ampliação do tempo somente para os professores, pois os alunos foram liberados logo após a merenda, e por fim a avaliação final da roda de conversa que teve objetivo de verificar o que os professores e gestores acharam do desempenho dos grupos de estágio dentro da escola, ou seja, identificar no que contribuímos durante esse tempo que passamos na escola e em que aspectos precisamos melhorar e nos aperfeiçoar.
Conforme foi mencionado anteriormente , professora Georgia Sobreira dos Santos Cêa, ministrou a conversa com os professores e gestores com o tema: Regimento Escolar. Verificou-se que o assunto abordado trouxe um debate e reflexão a cerca da importância do regimento escolar, em sua organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas e regras que serão seguidas para sua elaboração. Sendo um trabalho em conjunto entre toda a comunidade escolar, respeitando cada sujeito e buscando garantir os direitos e deveres da comunidade escolar. Essa conversa esclareceu várias dúvidas do grupo presente de uma forma harmônica e ao mesmo tempo dinâmica, e consequentemente satisfatória.
As oficinas continuaram sendo aquelas apontadas pela gestão escolar e pelos grupos de alunos, que novamente foram entendidas pela supervisão do estágio como sendo plausíveis de abordagem. As oficinas foram:
  • Ação Informativa Sobre Hipertensão Arterial e Diabetes (Allyelsson Edmar Vieira Teles; Marianna Thays Silva Tavares; Julio Gabriel Cavalcanti Cardoso; Núbia da Silva Medeiros) -  a oficina foi sugerida com o objetivo de informar aos alunos a forma de prevenção e tratamento contra as doenças de hipertensão arterial e diabetes. Além disso os profissionais discutiram outras doenças dentre elas a sexualmente transmissíveis, mostrando aos alunos a forma de prevenção através da utilização do preservativo (masculino e feminino). Os ministrantes também verificaram a pressão arterial, causando bastante entusiasmo ao grupo de alunos presentes nessa oficina.
  • Segurança do Trabalho (Patrícia Silva) - a oficina sugerida pela gestão escolar e concretizada pela supervisão e grupos de estágios, uma vez que a grande parte do alunado noturno é trabalhador e precisa saber como agir em diversas situações que o trabalho impõe, visando minimizar os acidentes, a doença profissional e a doença do trabalho. A oficina discutiu a realidade do cuidado que o trabalhador precisa tomar dentro do seu emprego trazendo exemplos de casos que aconteceram na realidade e refletindo sobre a experiência que cada aluno vivenciou.
  • Economia Solidária (Gearlanza Alves Galdino) - assim a anterior, essa oficina surgiu pela grande parte do aluno ser trabalhador. Essa oficina teve o objetivo de informar uma nova forma de economia de produzir, vender, trocar e comprar, sem explorar os outros, sem querer levar vantagens, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada pensando no bem estar do próximo e do seu próprio bem. Os alunos estavam atentos  e ficaram impressionados com o assunto abordado por ser pouco discutido.
  •   Leitura e Produção Textual    (Vanessa Moura) - a pedido da gestão escolar e dos próprios alunos decidimo incluir novamente essa oficina no terceiro momento da roda de conversa, para reforçar a leitura e consequentemente a escrita nos alunos que mais sentem dificuldades, dessa vez a ministrante além de trabalhar a ortografia, fez com que os alunos trabalhassem textos através da leitura e da formação de frases. E mais uma vez a oficina trouxe bons resultados e os alunos saíram bastante satisfeitos com o progresso e o conhecimento  adquirido naquele ambiente
 De uma maneira geral, é possível dizer que a terceira e última etapa do projeto de intervenção foi bastante satisfatória, pela participação e empenho dos professores e gestores presentes, fazendo com que os mesmos refletissem  sobre o tema que estava sendo abordado. Além da organização dos grupos que trabalharam em harmônia e união, e conseguiram  executar as oficinas propostas de uma forma positiva, trazendo, aparentemente, um contentamento da comunidade escolar. Vale ressaltar que mais uma vez nem todos os alunos se dispuseram a participar das oficinas, porém o número de evasão foi menor do que na intervenção anterior, o que foi um grande progresso.

Nosso projeto de intervenção na escola chegou ao fim. Nossa próxima etapa é apresentar para o CEDU nossas experiências vivenciadas nessa trajetória do estágio em gestão escolar. Assim todos os grupos irão se encontrar e trocar saberes obtidos nos campos de pesquisa.



Karine Greyce
Keli Silva
Lilian Bárbara Cavalcante
Luysla Grigório

Um comentário:

  1. Gente, muito legal a sistematização... estou adorando o cuidado de vocês em sistematizar e relatoriar tudo o que foi feito!! Solicito que enviem os nomes completos dos professores das oficinas, para que eu possa providenciar os certificados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir