segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividade 1 - Estágio Supervisionado

Em primeiras linhas, é possível afirmar que consoante explanam CASSOL e CROCE (2011) em “O Estágio em Gestão Educacional: uma experiência de ensino como pesquisa na formação do pedagogo”, o Estágio Supervisionado em Gestão tem como pontos norteadores a eminência do graduando do curso de Pedagogia como um sujeito crítico e autônomo para exercer futuras práticas pedagógicas.

Um outro aspecto bastante veemente mencionado pelas autoras refere-se à relação entre teoria e prática enfatizadas no artigo, na qual a sala de aula é o espaço tradicionalmente considerado como ponto chave para a aquisição de conhecimentos e debates acerca de temas referentes à Educação enquanto a ida aos espaços escolares vivenciados pelos estagiários é primordial para a problematização, a reflexão e a tomada de conhecimento da realidade, uma vez que se trata da aplicação do conhecimento oriundo de estudos. Essa práxis tão salientada por CASSOL e CROCE (2011) pode ser melhor ilustrada quando as autoras explicitam a maneira pela qual o estágio deve ser desenvolvido através da Resolução n.170/2005:

Estagio Curricular Supervisionado de Gestão I – com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da seguinte forma:
I - observação e análise do campo de estágio;
II - destaque de possibilidades para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor;
III - elaboração de plano de estágio a partir da realidade escolar;
IV - realização das atividades previstas no plano de estágio,
V - elaboração de relatório final de estágio. (p.5731)

Além da resolução observada anteriormente, outros indícios denotam a práxis como a principal concepção de estágio defendida pela autora, como por exemplo, a função de um professor encarregado de lecionar a teoria e a prática do estágio, a centralização da problematização em duas questões específicas, a demarcação inflexível da carga horária dividida em atividades práticas e teóricas bem como a elaboração de um pré-projeto como um instrumento dirigido para a execução das atividades bem como a ausência de projetos de intervenções e reelaborações.

Entretanto, apesar da importância estabelecida por CASSOL e CROCE quanto à práxis ensaiada durante o processo de estágio, é importante salientar que as autoras também observam, ainda que de forma mais tímida, o dado momento como um espaço suscetível para a formação de professores assim como o surgimento de um olhar investigativo e inovador desses profissionais.

É possível acessar o texto discutido na íntegra em:

Um comentário:

  1. Muito boa a análise...continuem investindo na sistematização das ideias... fico feliz com os resultados... abraços.

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